Como trocar a ração de forma segura?

Saber trocar a ração de forma segura é indispensável para que o pet se adapte ao novo sabor e seu organismo possa absorver melhor os nutrientes.

por CDVET

Como essa troca pode acontecer por uma série de motivos, como envelhecimento, mudanças hormonais ou até mesmo enfermidades, é importante conhecer a melhor forma de fazer essa transição. Acompanhe e confira!

Como trocar a ração de forma segura?

Para trocar a ração de forma segura, precisamos seguir algumas regras de proporção. Veja como isso pode ser feito:

  • Nos dois primeiros dias: Ofereça 75% da ração antiga e 25% da ração nova.
  • No terceiro e no quarto dia: Ofereça 50% da ração antiga e 50% da ração nova.
  • No quinto e no sexto dia: Ofereça 25% da ração antiga e 75% da ração nova.
  • A partir do sétimo dia: Ofereça 100% da ração nova.

Por que trocar de forma gradativa?

Diferente de nós, humanos, uma troca alimentar na rotina dos pets pode provocar efeitos colaterais nada agradáveis. Vejamos os motivos pelos quais trocar a ração de forma gradativa é a opção mais segura:

1. Problemas gastrointestinais

O sistema digestivo dos animais é mais sensível, e uma troca abrupta de ração pode levar a vômitos, diarreia, dores estomacais, etc. É preciso adaptar o organismo do pet aos poucos.

2. Estresse e ansiedade

Alguns animais podem experimentar estresse e ansiedade ao se depararem com uma mudança significativa na rotina alimentar. Esse efeito pode ser prejudicial tanto para a saúde mental quanto física do animal.

Se você deseja que ele faça a transição de forma tranquila, ofereça o novo alimento gradativamente.

3. Desinteresse pela comida

Alguns animais podem ser muito acostumados com a ração que consomem, o que faz com que tenham pouco interesse por um novo sabor.

Por isso, ir apresentando aos poucos, junto com o alimento já conhecido, pode fazer com que o pet teste novos sabores e se acostume com algo diferente com mais facilidade.

4. Risco de alergia

Não podemos nos esquecer de que alguns pets podem ter alergias alimentares, e fazer uma troca abrupta pode causar uma crise intensa.

Em contrapartida, fazer a troca gradativamente ajuda a evitar uma crise alérgica muito forte, mantendo a segurança do pet.

Considere esses aspectos e invista no passo a passo para trocar a ração de forma segura!

pincelada de aquarela na cor vinho