Coprofagia

Principais causas que fazem com que alguns cães comam cocô

Não tem nada mais desanimador para o tutor quando ele nota que seu cachorro tem o hábito de comer fezes. Isso é o que chamamos de Coprofagia, quando animais comem as suas próprias fezes (autocoprogafia) ou as fezes de outros animais (alocoprofagia).

Este é um comportamento que além de transtornar a rotina de higiene, é prejudicial à saúde do pet. Ingerir fezes é um facilitador da entrada de parasitas e outros vermes, podendo causar diversas doenças nos cães.

As causas podem estar relacionadas a:

Causas fisiológicas

Como a subnutrição, quando os cães recorrem à coprofagia como uma maneira de absorver mais nutrientes. Pode ser que estejam passando por uma dieta restritiva, por má absorção nutricional ou por polifagia (apetite excessivo);

Verminoses

Quando a má absorção de nutrientes tem como fator a presença de parasitas intestinais, vermes e protozoários;

Causas comportamentais

• Pode ser uma estratégia que o cão adotou para chamar a atenção do tutor.
  • O reforço negativo/punição associado ao ato de defecar pode resultar na coprofagia. Nesses casos, o cão come as fezes para escondê-las.
  • Estresse, ansiedade e tédio também podem desencadear este comportamento.
  • Os cães também podem ter o comportamento para imitar outros animais ou até mesmo por curiosidade.
  • Nas cadelas com filhotes há ainda o estímulo de higiene no qual as mães comem as fezes dos filhotes.

Não deixe de investigar o motivo e conduzir o tratamento. Ao consultar o médico veterinário, ele fará uma anamnese para identificar o motivo do comportamento e, a partir daí, elaborar a melhor estratégia de tratamento.