Cuidados com um pet idoso: Veja recomendações importantes

Os cuidados com um pet idoso precisam ser colocados em prática diariamente.

por CDVET

Os cuidados com um pet idoso precisam ser colocados em prática diariamente. Afinal, à medida que o tempo passa, os nossos animais de estimação podem ficar mais frágeis, assim como acontece com os seres humanos, conforme envelhecemos.

Por isso, adaptar algumas ações pode ser um bom caminho. Confira, neste post, algumas dicas que podem te ajudar a proporcionar o melhor ao seu pet idoso.

Dicas de cuidados com um pet idoso

Mantenha a rotina ativa com exercícios

Uma rotina ativa é fundamental para garantir que a saúde do pet se mantenha em dia. Como estamos falando de um animal idoso, prefira exercícios mais leves, como caminhadas, brincadeiras que não exijam tanta força, etc.

Fique sempre atento aos limites do cachorro ou gato, para não forçar demais.

Passeie com o seu cachorro

Os passeios auxiliam no equilíbrio da saúde mental do pet, ao mesmo tempo em que estimula a cognição e combate o sedentarismo.

Portanto, experimente criar roteiros diferentes de passeios, sempre respeitando a velocidade do pet e dando atenção a aspectos como alimentação, pausas para descanso e hidratação durante o trajeto.

Ofereça brinquedos interativos

Os brinquedos interativos são uma boa opção para combater o tédio e a apatia. Escolha brinquedos que sejam adequados à faixa etária do pet, evitando, por exemplo, mordedores muito duros que possam prejudicar a arcada dentária.

Considere a hidroterapia

A hidroterapia é uma excelente ferramenta para garantir os cuidados com um pet idoso. Ela proporciona exercícios físicos, relaxamento, melhora na circulação sanguínea e diversão, além de ser uma prática de baixo impacto, ideal para pets com problemas de mobilidade. Apenas lembre-se de nunca deixar o animal brincando sozinho em uma piscina ou banheira, ok?

Adapte a alimentação

Animais idosos podem precisar de suplementos vitamínicos ou outras alterações na alimentação, que devem ser prescritas pelo médico veterinário. Converse com o profissional para que ele ajude você a adaptar a alimentação considerando as necessidades do cachorro ou gato.

Mantenha visitas regulares ao médico veterinário

Por fim, mantenha as visitas regulares ao veterinário, a fim de garantir que o pet faça exames periódicos e o acompanhamento de sua saúde seja uma prioridade.

Assim, será mais fácil garantir bem-estar, saúde e qualidade de vida ao seu amigo de quatro patas!

pincelada de aquarela na cor vinho