Meu pet ingeriu um produto tóxico, e agora?

Saiba como proceder nessas situações

por CDVET

Sabemos que é difícil manter a calma quando percebemos que o pet ingeriu um produto tóxico. 

Porém, a primeira coisa a se fazer é manter a calma para poder tomar atitudes que ajudem o animal.

Neste artigo, apresentamos algumas dicas simples que podem te ajudar nesse momento delicado. Acompanhe.

Como saber se meu pet ingeriu um produto tóxico?

Antes de avaliar de que modo podemos lidar com um pet que foi intoxicado, é importante estarmos atentos aos sinais de intoxicação.

É o caso do consumo de chumbinho, por exemplo, que pode passar despercebido pelos tutores e que, infelizmente, é um método de envenenamento muito comum. Os sinais, nesses casos, costumam ser sintomas de diarréia, vômito, hemorragia oral ou nasal, tremores, falta de ar e até convulsão.

Em outros casos, como no consumo de plantas tóxicas, os sintomas podem incluir salivação excessiva, pupilas dilatadas, comportamentos incomuns (como no caso dos gatos babarem e ficarem com a língua para fora), desorientação e dores.

A seguir, você verá algumas dicas do que fazer ao detectar esses ou outros sintomas de intoxicação no seu pet. Continue lendo.

Veja o que fazer quando o pet ingeriu um produto tóxico. Alguns passos podem te ajudar a tomar as atitudes corretas frente a essa situação, como:

  1. Identifique que tipo de veneno o pet ingeriu e anote informações a respeito. Se for uma planta que você não tem certeza do nome, tire uma foto para poder apresentar ao veterinário. Todos os detalhes que você tiver da substância podem ajudar nesse momento. Inclusive, se for possível mensurar a quantidade que foi ingerida, melhor ainda, pois isso também ajudará o veterinário na hora de tomar atitudes mais assertivas;
  2. Entre em contato com o seu veterinário de confiança e explique o tipo de veneno que foi ingerido. Se não souber exatamente o nome, envie a imagem;
  3. Siga as instruções de primeiros socorros, dadas pelo veterinário, evitando usar dicas da internet e de sites não confiáveis neste momento. Cuidado com receitas caseiras, como oferecer certos chás e outros alimentos, pois a situação pode piorar. Nunca pratique a automedicação;
  4. Leve o animal com cuidado à clínica veterinária e esclareça o que aconteceu. Durante todo o processo, mantenha a calma e a proteção do pet, que pode apresentar sinais de fragilidade.

A gente sabe que é difícil ver o nosso amigo de quatro patas sofrendo, mas é preciso manter a calma e confiar nos profissionais. 

Nesse momento, evitar agir por impulso é fundamental, e garantir tomadas de decisões mais assertivas podem fazer toda a diferença.

Caso você esteja precisando de auxílio neste momento, não se esqueça de que pode contar com a gente. Nossa equipe de especialistas está à disposição para te ajudar a enfrentar essa situação de forma mais tranquila e profissional.

pincelada de aquarela na cor vinho