O que fazer quando o pet tem medo do veterinário?

Muitos cães têm medo de ir ao veterinário e podem fazer das consultas um verdadeiro filme de terror para eles mesmos.

por CDVET

Muitos cães têm medo de ir ao veterinário e podem fazer das consultas um verdadeiro filme de terror para eles mesmos. 

O bom é que nós, tutores, podemos colocar algumas atitudes em prática para ajudá-los a vivenciar esse momento com mais tranquilidade. Neste texto, apresentamos algumas dicas que podem te ajudar nessa missão. Acompanhe.

O que fazer quando o pet tem medo do veterinário?

Existem diversas estratégias que podemos colocar em prática na hora de ajudar um pet com medo do veterinário. Vamos ver um pouco mais sobre elas:

1. Canse o pet antes da consulta

Às vezes, uma boa estratégia é passear e brincar bastante com o seu pet no dia da consulta. Isso fará com que ele acabe gastando mais energia, ficando mais calminho durante o atendimento. Obviamente, você não precisa levar o cachorro à exaustão, mas gastar energia pode, sim, funcionar muito bem.

2. Passeie perto da clínica

Nos passeios diários, que tal colocar as redondezas da clínica na rota de vocês? Desse modo, sempre que você levar o pet ao veterinário ele sentirá que está indo para um lugar que já conhece.

Se houver esta possibilidade, você também pode passear dentro da clínica, fazendo com que o ambiente fique cada vez mais familiar.

3. Reforce positivamente

Todas as vezes que o pet ficar quietinho e calmo no ambiente da clínica, considere reforçar positivamente com carinho, elogios e até mesmo petiscos adequados para ele.

4. Distraia o pet

Antes da consulta, ainda na sala de espera, distraia o seu pet com brincadeiras e comandos específicos. Sempre que ele se comportar bem e demonstrar uma postura tranquila, recompense-o, como mencionamos acima.

5. Atenção à sua postura

Os pets podem perceber muitas emoções humanas, e se você demonstrar ansiedade, ele poderá ficar ainda mais nervoso.

A mesma coisa vale para o seu comportamento: evite pegar o cachorro no colo e tentar "protegê-lo", pois isso pode fazer com que ele acredite que vocês estão em perigo.

Com essas dicas simples, as idas ao veterinário poderão ser mais tranquilas. Boa sorte!

pincelada de aquarela na cor vinho