Principais doenças do Bulldog Francês

Conheça a história e as principais doenças que atingem esta raça.

Cristiane Reis

O Bulldog tem como ancestral o Dogue do Tibete, que deu origem ao Dogue da Macedônia, sendo este importado para a Inglaterra pelos Fenícios. Apesar do nome, esta raça é originária da Inglaterra, e era muito popular entre os trabalhadores do interior do país, em particular os artesãos da indústria de rendas, que queriam criar uma versão em miniatura do Bulldog Inglês, também chamado de “Bulldog brinquedo". Devido à revolução industrial, os artesãos se mudaram para a França, e trouxeram seus cães com eles, que se tornaram populares e receberam o nome de Bulldog Francês (ou Buldogue Francês).

Novos cruzamentos com raças indeterminadas contribuíram para formar o Bulldog Francês atual, alguns especialistas afirmam que esses cães foram cruzados com Pug e Terrier. O padrão da raça foi definitivamente fixado ao redor de 1900. Após a Primeira Guerra Mundial, a popularidade da raça entrou em declínio nos cinquenta anos seguintes. A enorme popularidade do Boston Terrier (outra pequena raça braquicefálica) e os problemas para parir, naturalmente contribuíram para este declínio; e levaria anos até que cesarianas veterinárias seguras fossem realizadas rotineiramente. Um pequeno número de criadores de Bulldog Francês na América e na Europa manteve a existência da raça, e em 1940 a raça era considerada rara com apenas 100 animais registrados. Os anos durante a Segunda Guerra Mundial foram difíceis para todos os criadores de cães e especialmente para aqueles na Europa, onde muitos cães morreram de fome ou foram sacrificados por falta de comida.

Já na década de 80 testemunhou-se um rápido aumento nos registros e a popularidade desses cachorrinhos disparou. Esta alta popularidade pode ser assustadora para aqueles que amam a raça e que batalham constantemente contra a forma de reprodução inescrupulosa de alguns criadores que não se preocupam em minimizar os problemas de saúde aos quais os Bulldogs Franceses estão sujeitos.

As doenças mais comuns do Bulldog Francês

Vamos abordar sucintamente os problemas de saúde mais comuns dos Bulldogs, em especial o Bulldog Francês.

Alergias

Semelhante aos humanos, todas as raças de cães são suscetíveis a alergias, e o Bulldog francês é geneticamente mais suscetível à alergias crônicas, incluindo alergias alimentares e ambientais.

Dermatite Cutânea

As adoráveis rugas ou dobras de pele na face podem causar um dos problemas mais comuns da raça, a dermatite de pregas cutâneas. Como o nome sugere, essa forma de dermatite pode ocorrer em outras áreas da pele, incluindo axilas, pescoço e vulva.

Piodermatite

As infecções bacterianas da pele, também conhecidas como piodermatite, é outro problema de pele comum dos bulldogs, também decorrente de suas dobras cutâneas; e geralmente acontece quando um corte ou arranhão infecciona. Felizmente são facilmente tratadas com antibióticos tópicos ou orais.

Otite externa

Os bulldogs têm canais auditivos menores, e esses canais estreitos significam não permitem o animal limpar naturalmente seus ouvidos, fazendo com que seus canais permaneçam quentes e úmidos. Isso fornece um ambiente que promove o crescimento de leveduras e bactérias, levando a infecções de ouvido ou otite externa.

Conjuntivite e Úlcera de córnea

A conjuntivite pode ser causada por alergias ou uma condição conhecida como olho seco. Além disso, os olhos grandes e proeminentes de um bulldog francês significam que seus olhos são mais propensos a arranhões e úlceras.

Síndrome branquicefálica

Todo bulldog sofre algum grau de Síndrome de Obstrução das Vias Aéreas Superiores, pois devido ao seu focinho curto (braquicefálico) o palato mole é muito longo, causando obstrução das vias aéreas; além das suas narinas estreitas ou estenóticas, resultando em uma baixa capacidade de respirar pelo nariz.

Intermação

A intermação (também conhecida como insolação) ocorre quando a temperatura corporal aumenta significativamente devido às influências ambientais, e os mecanismos do corpo responsáveis por normalizá-la, não são capazes de regulá-la. Você sabia que cães de focinho achatado, incluindo o bulldog francês, têm duas vezes mais chances de sofrer de insolação? Seu palato mole longo e narinas estenóticas tornam a respiração difícil para esses braquicefálicos, afetando sua capacidade de se resfriar. Isso resulta em rápido superaquecimento e estresse por calor, potencialmente culminando em insolação.

Luxação de patela

Como muitas raças de cães pequenos, os bulldogs têm uma predisposição genética para luxar a patela. Isso ocorre quando a rótula ou patela é deslocada do sulco patelar na frente da articulação do joelho.

Displasia coxofemoral

A displasia do quadril é outra condição genética frequente na raça e resulta no desenvolvimento incorreto da articulação do quadril. Fatores ambientais e de manejo contribuem para a progressão da doença como: obesidade, exercícios exagerados e pisos lisos.

Doença do disco intervertebral

A doença do disco intervertebral (também conhecida como hérnia de disco) é uma condição que ocorre quando os discos entre as vértebras se projetam aguda ou progressivamente para o espaço da medula espinhal, causando compressão e dor, podendo evoluir para paresia ou paralisia.

Conclusão

Conhecer a história das raças, sua origem, evolução e doenças mais comuns são os primeiros passos para um diagnóstico preciso e um tratamento eficaz. Reforce com os tutores que desejam ter um animal a alternativa da adoção, a chance de ter um pet com uma vida mais saudável é maior nos casos de adoção de cães SRD. Cães de abrigos têm muito amor para dar! Mas, se a opção escolhida for comprar um animal de estimação, oriente o tutor a investigar as instalações onde residem seus progenitores e, se possível, escolher criadores com referências. Criadores irresponsáveis não se preocupam e, em alguns casos, potencializam as condições genéticas que afetam os Bulldogs Franceses e outras raças. Criadores éticos e responsáveis buscam sempre minimizar as doenças genéticas, além de proporcionar um ambiente saudável para a criação dos animais.

pincelada de aquarela na cor vinho