Principais doenças dos Poodles

Conheça a história e as principais doenças que atingem esta raça.

Cristiane Reis

A raça poodle é originária da Alemanha, embora tenha sido muito popular na França por muitos anos. O poodle é um dos cães mais antigos do mundo, e sua origem é incerta. Alguns historiadores acreditam que o poodle foi desenvolvido a partir de cães d’água que foram usados para caçar patos e outros animais aquáticos na Europa. Outros acreditam que o poodle é descendente dos cães pastores africanos que foram trazidos para a Europa pelos romanos. O poodle se tornou muito popular na França no século XVIII, e desde então tem sido um cão muito popular em todo o mundo.

O poodle é um dos cães mais inteligentes e adaptáveis, e é conhecido por sua habilidade de aprender rapidamente e por seu instinto protetor. A raça é muito amada por sua aparência fofa e personalidade dócil.

Existem 4 tamanhos de poodle: o toy poodle, o mini poodle, o standard poodle e o grande variando de 20 cm de altura com 3 kg até 45 cm e um peso médio de 23 kg. Apesar de serem diferentes em tamanho, os 4 tipos de poodle compartilham as mesmas características de personalidade e aparência.

Eles são muito ativos e gostam de brincar e fazer exercícios. Eles são muito adaptáveis e se dão bem em ambientes diferentes, incluindo apartamentos, desde que recebam exercício suficiente. Eles são muito obedientes e fáceis de treinar, e costumam se sair bem em competições de obediência e agilidade. Além disso, os poodles são conhecidos por serem muito esportivos e por terem uma aparência elegante. Eles são muito sociáveis e gostam de estar perto de seus donos e da família.

Os poodles são considerados saudáveis e têm uma expectativa de vida longa. No entanto, assim como todas as raças de cães, eles podem ser propensos a certas doenças hereditárias e condições de saúde.

Algumas das doenças mais comuns que podem afetar os poodles incluem:

Doenças articulares

Displasia coxofemoral, uma condição em que a articulação do quadril não se desenvolve corretamente; e luxação de patela, pois os poodles possuem características anatômicas em que a patela se desloca de sua posição normal. Ambas causam dor e dificuldade para andar.

Doenças hormonais

Principalmente problemas envolvendo as glândulas adrenais, tanto a doença de Addison como Cushing, que causam alterações na produção do cortisol; e também problemas na glândula tireóide (hiper e hipotireoidismo).

Doença hepática e renal

Uma condição na qual o fígado ou o rim não estão funcionando adequadamente. Podendo ser causada por vários fatores, incluindo infecções, tumores, problemas metabólicos e exposição a certas substâncias tóxicas. Os principais sintomas incluem fadiga, perda de apetite, vômitos e diarréia.

Epilepsia

A epilepsia é caracterizada por convulsões repetidas e incontroláveis, que podem ser causadas por uma variedade de fatores, incluindo infecções, tumores e lesões cerebrais. Alguns cães com epilepsia têm apenas um ou dois episódios de convulsão durante toda a vida, enquanto outros podem ter convulsões frequentes.

Ataxia cerebelar

A ataxia cerebelar é uma condição que afeta o sistema nervoso do cão e pode ser causada por vários fatores, incluindo doenças genéticas, infecções, lesões ou problemas metabólicos. Na ataxia cerebelar, o cérebro não consegue controlar adequadamente os movimentos do corpo do cão, resultando em uma falta de coordenação e equilíbrio. Os sintomas da ataxia cerebelar incluem dificuldade para andar, cambalear, queda frequente, dificuldade para pegar objetos e dificuldade para se manter em pé.

Conclusão

É importante lembrar que essas condições podem ser tratadas e que muitos cães com essas doenças conseguem viver uma vida normal e ativa. Conhecer a história das raças, sua origem, evolução e doenças mais comuns são os primeiros passos para um diagnóstico preciso e um tratamento eficaz. Se você estiver considerando adotar um poodle ou já tem um, é importante conversar com o veterinário sobre os cuidados especiais que o seu cão pode precisar.

pincelada de aquarela na cor vinho