Principais doenças dos Shih Tzu

Conheça a história e as principais doenças que atingem a raça de cachorro Shih Tzu.

Cristiane Reis

A raça Shih Tzu é originária da China, onde era criada como cão de companhia para a nobreza chinesa. O nome "Shih Tzu" significa "cão leão" em chinês, devido ao seu aspecto majestoso e pelagem densa e comprida, que lembram a juba de um leão.

Os primeiros registros da raça datam do século XVII, durante a dinastia Ming, e os cães eram criados exclusivamente pelos nobres chineses. Acredita-se que o Shih Tzu seja resultado do cruzamento entre o Lhasa Apso e o Pequinês.

A raça só foi introduzida no ocidente no início do século XX, quando a imperatriz Cixi, da dinastia Qing, presenteou alguns exemplares de Shih Tzu para diplomatas estrangeiros. Desde então, a raça se popularizou em todo o mundo, sendo criada tanto como cão de companhia quanto em competições de beleza canina.

Os cães da raça Shih Tzu se tornaram populares por serem animais de companhia extremamente carinhosos e adaptáveis. No entanto, assim como qualquer outra raça, eles são propensos a desenvolver algumas doenças.

Entre as doenças mais comuns dos cães da raça Shih Tzu, estão:

Dermatite Atópica

A dermatite atópica é uma doença de pele que causa coceira intensa, vermelhidão e irritação. Os Shih Tzu são particularmente suscetíveis a essa condição devido a sua pele sensível e propensão a alergias. É importante levar o pet ao veterinário para que possa ser prescrito o tratamento correto para o caso.

Problemas oculares

Os Shih Tzu possuem olhos grandes e salientes, o que pode torná-los mais suscetíveis a problemas oculares, como olho seco, ceratoconjuntivite seca, entrópio (quando a pálpebra vira para dentro) e catarata. É importante realizar exames oftalmológicos regulares para prevenir e tratar essas condições o mais cedo possível.

Problemas dentários

A saúde dental é um problema comum em muitas raças de cães, e com os Shih Tzu não é diferente. Eles são propensos a desenvolver problemas dentários, como tártaro, doença periodontal e perda dentária. A escovação regular dos dentes e visitas regulares ao veterinário para limpezas dentárias são importantes para manter a saúde dental do animal.

Problemas respiratórios

Devido ao seu focinho achatado, os Shih Tzu podem apresentar problemas respiratórios, como a síndrome braquicefálica. Essa condição pode levar a uma série de problemas de saúde, como dificuldades respiratórias, apneia do sono, problemas de deglutição, refluxo gastroesofágico e superaquecimento em condições climáticas quentes. É importante manter o cão em um ambiente fresco e evitar exercícios extenuantes para prevenir tais problemas.

Luxação da patela

A luxação da patela é uma condição em que a rótula desliza para fora do lugar, causando dor e desconforto. Isso pode acontecer quando o animal realiza movimentos bruscos, como correr ou pular, ou mesmo durante atividades cotidianas, como subir escadas ou levantar-se. Os Shih Tzu são propensos a essa condição devido ao seu porte pequeno. 

O tratamento para luxação da patela depende da gravidade da condição. Em casos leves, o veterinário pode recomendar descanso e fisioterapia para ajudar a fortalecer os músculos ao redor do joelho. Em casos mais graves, pode ser necessário realizar cirurgia para realinhar a rótula e estabilizar a articulação.

Conclusão

Qualquer animal pode desenvolver doenças, independentemente da raça. A prevenção e o tratamento precoce são a chave para manter seu pet saudável e feliz. Portanto, faça o check up anual com o veterinário e mantenha uma rotina de cuidados.

Se está pensando em ter um Shih Tzu ou já tem um, é importante conversar com o veterinário sobre os cuidados especiais que esta raça pode precisar.

pincelada de aquarela na cor vinho