Qual o momento certo para adestrar um cachorro?

Conheça as boas práticas no adestramento de cães e saiba instruir melhor o tutor

por CDVET

O primeiro passo é entender que o adestramento canino é uma ótima ferramenta de aprendizado para os animais.

Mesmo que algumas pessoas digam que é melhor que o animal seja feito em animais adultos, o recomendado é que o adestramento seja feito com o pet ainda filhote, pois é nesse momento que o cérebro tem melhor capacidade de absorver informações.

Claro que alguns critérios devem ser levados em consideração como a raça e porte que influenciam na maturidade do animal e também a personalidade que irá influenciar no aproveitamento do treinamento.

Por isso, cada caso é um caso, mas o ideal é que o animal seja treinado até dois anos de idade ou o mais rápido possível. O adestramento para cães mais velhos também é possível e, independente da idade, o adestramento é uma ótima opção para melhorar a qualidade de vida e convivência com o cão.

Para o adestrador Alexandre Rossi, que utiliza o método de adestramento chamado "adestramento inteligente", os animais podem ser treinados desde o momento em que chegam à casa dos tutores, pois o processo de aprendizado de um filhote é muito mais fácil. Mas além do momento certo, os tutores também devem se atentar ao método de treinamento utilizado.

O adestramento inteligente é um método que se baseia no reforço positivo do comportamento, ou seja, sempre que o animal realizar alguma ação desejada ele será recompensado. Essa recompensa pode ser um elogio, carinho, brinquedo, petisco ou passeios, isso vai depender do animal e da situação.

No adestramento inteligente a violência não é tolerada em nenhum momento, nem mesmo quando o animal se comporta de forma inadequada, essa reação pode contribuir para o pet desenvolver comportamentos agressivos. Nos momentos que o bichinho se comporta mal o ideal é repreender imediatamente. Utilizar um “não” firme pode ser o suficiente, mas também é possível usar algum objeto que faça barulho (como por exemplo balançar uma garrafa pet cheia de predriscos) ou ignorá-lo até se acalmar.

Confira alguns erros na hora do adestramento:

  • Uso indiscriminado do “não”. Cuidado com a utilização do "não" a qualquer momento, pois, além de deixar o animal confuso, perde a eficácia
  • Perder o momento certo da ação. A bronca deve estar sempre associada ao comportamento errado e deve ser realizada assim que a ação ocorrer, e não depois
  • Usar a tática errada. Muitas vezes, ao fazer algo errado, o cão está apenas querendo chamar a atenção. Cair nessa “armadilha” (por exemplo, correr atrás do animal para retirar um objeto de sua boca) reforçará esse comportamento
  • Esperar resultados imediatos. É importante frisar que o treinamento funciona a partir de repetições, por isso o principal fundamento é a paciência de quem está conduzindo.

Embora o adestramento seja considerado por alguns como um gasto desnecessário ele é na verdade um investimento interessante na maioria dos casos. Treinar e consolidar comportamentos desejáveis nos pets é construir uma relação saudável com o caozinho e usufruir de uma rotina mais leve e feliz entre animal e tutor. Seja um incentivador desta prática e instrua o tutor a adotar métodos não violentos.

Fonte: Cão Cidadão

pincelada de aquarela na cor vinho