Você sabia que a acupuntura veterinária é uma grande aliada no tratamento animal?

Conheça as principais vantagens e benefícios dessa terapia.

por CDVET

A acupuntura é uma técnica terapêutica que vem ganhando destaque nos tratamentos em animais por se diferenciar da medicina veterinária tradicional que propõe a utilização de medicamentos. Ela tem como objetivo restabelecer o equilíbrio do organismo através do estímulo de determinados pontos do corpo do animal.

Esse tipo de tratamento traz grandes benefícios principalmente para os animais idosos que  muitas vezes possuem restrições ao uso de medicamentos. Nestes casos a acupuntura é uma excelente aliada ajudando a diminuir a dor e o desconforto.

Outra grande vantagem é que é um método seguro e pode ser aplicado em animais de todas as espécies e idades, desde que conduzido por um profissional capacitado.

É importante ressaltar que a acupuntura é uma terapia complementar e deve ser utilizada de acordo com o tratamento proposto pelo médico veterinário. 

Benefícios da acupuntura:

  • Melhora a qualidade de vida do animal
  • Sem efeitos colaterais
  • Redução do stress
  • Não provoca dor

Há contraindicação do tratamento?

Apesar de não ser unanimidade entre os veterinários, são poucas as contraindicações para a acupuntura veterinária. É preciso ter cautela e evitar a inserção de agulhas sobre dermatites ou áreas tumorais, além de suspender o tratamento durante a fase aguda da cinomose.

Fique ligado

Na busca pelo bem estar animal os tutores têm adotado novas alternativas e tratamentos. Estudos já demonstraram a eficácia da acupuntura na redução da dor e na melhora da qualidade de vida anima

pincelada de aquarela na cor vinho